terça-feira, 5 de julho de 2011

“Sensacionalista... Todos os jornais são”: Euzeni Daltro




Flabia Quima e Cátia Aragão




A jornalista Euzeni Daltro, começou sua carreira na área há um ano e já é destaque na sua profissão. Graduada pela Faculdade Dois de Julho, em Salvador, Euzeni trabalha no jornal Massa! do grupo A Tarde. Em entrevista as estudantes de jornalismo da Universidade Federal da Bahia, ela fala do começo da sua carreira e do seu trabalho no jornal.


Como foi o seu percurso como jornalista do grupo A Tarde?
Comecei minha carreira como estagiária no Jornal e depois participei da seleção para o grupo do Jornal Massa. Passei na seleção e hoje atuo como repórter. Gosto muito do Jornal Massa, por ser popular e me identifico com este tipo de jornalismo. Me sinto também importante em participar deste grupo, pois o Massa é o primeiro jornal popular da Bahia.


Qual o processo utilizado na publicação de suas matérias?
Durantes as reuniões juntamente com editores e estagiários, sugerimos as pautas que tenham mais relevância com o público do jornal. Como o Massa é um jornal popular, o processo que utilizamos é escolher notícias que tenham noticiabilidade com o público C e D.


O propósito do grupo A Tarde em criar o Massa foi para favorecer as classes C e D?
Sim. Pois aqui na Bahia precisava de um jornal popular, que não tinha. O Correio tem uma tendência popular, porém ele ainda não se decidiu. Ele não sabe a qual publico vai alcançar. Se é a classe A e B ou a classe C e D. Antes do Massa, você não tinha um jornal popular na Bahia.  Portanto o Massa divulga matérias que o Correio não daria.


O objetivo do Massa é concorrer com o Correio?


Não somente com o Correio, pois o objetivo do Massa é preencher a lacuna das noticias que não são divulgadas nos outros jornais. Tanto que o Massa não faz diferenças entre o que vai ser publicado para o assinante ou não assinante, como faz o Correio. Ele publica as notícias sem medir esforços para quem vai agradar ou não agradar. O Massa divulga problemas de uma camada social não assistida pelos outros e pelas autoridades.


No dia 9 de junho de 2011 foi publicada a notícia sobre o assassinato do motorista de ônibus residente do bairro Cosme de Farias. Quais os critérios utilizados para a construção desta notícia?


Por se tratar de algo novo e que a concorrência não publicou com relevância, o Massa cobriu o fato e o transformou em noticia importante, tanto que foi publicada na página três do jornal. Outra contribuição foi o local público, pois o motorista por ser trabalhador e pai de família foi assassinado friamente em um ponto de ônibus e isso é de interesse do público do Massa. O público que lê o nosso jornal se identifica com este trabalhador que levanta todas as madrugadas para trabalhar e ganhar o seu pão de cada dia.
A morte foi outro critério que contribuiu para a divulgação da notícia e que envolve também polícia. Polícia é o “carro chefe” do jornal. Eu fui cobrir neste dia a manifestação em relação à morte do motorista e observei que morte é de interesse público, tanto que para a divulgação deste fato, pesquisei dados da Secretaria de Segurança Pública em relação aos índices de violência existentes em Salvador e relacionei estes dados com a morte do motorista. Independente de ser famosa ou não a pessoa, a morte de alguém é algo que chama atenção do leitor.


O jornal se preocupa em divulgar notícias de interesse público ou do público? O que deve ser notícia para você?


Tanto de interesse público quanto de interesse do público os acontecimentos que viram notícia têm a ver com a experiência do público e o que este vivência no seu dia a dia. A notícia tem que ter proximidade, como por exemplo, não iremos noticiar algo problemático no bairro da Pituba, porque sabemos que isso não vai interessar ao publico do Massa. Enfim, as noticias do Massa seguem este viés de ser público e do público.


Na sua opinião, como os outros jornais impressos divulgam as matérias sobre Salvador?


Todos eles procuram atender ao seu público. Por exemplo, o jornal A Tarde tem matérias na Editoria Cidade que você não vê no Massa ou visse versa. Acredito que cada jornal divulga as matérias sobre Salvador baseando-se no seu público.


Qual a forma utilizada para hierarquizar os critérios de suas notícias?


O editor define com o repórter as notícias que serão publicadas, de preferência aquelas que causam impacto para o público do Massa. No ano passado, noticiamos sobre os prejuízos que os moradores do Bate Facho sofreram com as fortes chuvas. O Massa utiliza conteúdos do A Tarde, mas há conteúdos nossos que o A Tarde não utiliza e isso é um privilégio, são noticias exclusivas.


Qual a notícia de maior impacto que já publicou?


Foi a dos moradores do Bate Facho que ficaram desamparados e esperando soluções dos órgãos públicos da Prefeitura.


Observamos dois títulos. O editorial “Polícia” do dia 2 de junho “Na tora. Policiais invadem a casa de família” e o editorial “Notícia do dia” do dia 9 de junho “Motô é assassinado e povo vai para a rua”. Eles foram redigidos com uma linguagem informal para alcançar um determinado público? Ou a intenção não é essa na linha editorial do jornal Massa?


Os títulos não sou eu que faço, mas os títulos têm como objetivo chamar a atenção e aproximar o leitor para a notícia. Eu não vejo problema nenhum ter uma linguagem coloquial no texto do jornal. Cada jornal tem uma linguagem e estilo diferente em noticiar.
Nós publicamos, por exemplo, uma matéria sobre o boato do aumento do nível do mar do Rio Vermelho para um metro por causa do tsunami ocorrido na China. Nenhum jornal se interessaria em publicar isso, mas publicamos e trouxemos através do boato, explicações científicas sobre o aumento ou não do mar e que na Bahia não teríamos possibilidade de tal fenômeno.


Como suas pautas são feitas?  Você mesmo escreve ou recebe pautas para cobrir?


Eu sugiro algumas pautas, umas são aceitas e as que não são, eu tenho que cobri-las.


O Massa pode ser considerado sensacionalista?


Sensacionalista... Todos os jornais são. Se sensacionalismo for causar sensação e impacto, todos os jornais causam. Sejam boas ou ruins.  Há notícias que causa mais impacto como violência, assassinatos, e outras notícias que são mais “leves”.


Observamos que há mulheres seminuas nas capas do Jornal Massa. Por que há essas mulheres? Como é feito o processo para a divulgação dessas mulheres?


Como o Massa é um jornal popular ele visa atender sua classe divulgando o que ela que ver. As classes que o Massa favorece que são a C e D, é uma camada da população que compra um jornal com preço acessível e nele há assuntos como mulher, esporte e polícia. E sobre as mulheres, elas enviam fotos, e-mails e se oferecem para aparecer na capa do jornal e assim fazemos a seleção. Quando vemos também alguma mulher com uma beleza diferente nas ruas, a convidamos para aparecer na capa do jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário